terça-feira, 5 de junho de 2012

Bromélias!!




          As bromélias têm atualmente uma grande importância no mercado de ornamentais. 
          A produção de bromélias é uma atividade rentável e a qualidade das mudas produzidas em viveiros tem superioridade em relação às que são oriundas de coletas predatórias.
         Nos jardins sobre as árvores, no chão formando conjuntos, em vasos, as bromélias fazem hoje parte do paisagismo tropical e é difícil encontrar projetos que não incluas estas plantas.  
         As bromélias são plantas herbáceas de folhas ora largas ora estreitas, lisas ou serrilhadas, por vezes com espinhos, de cor verde, vermelhas, vinho, variegadas, com manchas, listras e pintas.

         Só florescem uma vez somente no estado adulto, depois emitem filhotes e terminam o ciclo.




Nome Técnico:Aechmea
Nomes Populares : Bromélia Aequimea
Família : Angiospermae – Família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae
Origem:  Originária do do Brasil.



Cultivo :Seu cultivo é feito em vasos de tamanho médio, em geral de cerâmica,mas também pode ficar em vaso plástico, usando um cachepô, quando seu lugar for dentro de casa.
A luz indireta ou sol somente pela manhã, apesar de que em regiões de clima ameno suporta o sol direto sem queimar as folhas.

        O substrato melhor para esta espécie é a mistura de terra, areia, húmus de minhoca e pó de fibras de coco ou casca de pinus decomposta, completando a adubação com adubo foliar bem diluído, na época de crescimento, em geral no início do verão.
        A temperatura melhor para cultivo é na faixa de 20ºC.Sua reprodução é feita por sementes ou perfilhamento.As sementes são do tipo baga e a semeadura deve seguir o já citado anteriormente. 


       Os híbridos em geral são estéreis e para garantir a reprodução será interessante cloná-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário