segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pândano...


  • Pandanus veitchii

  • Origem: Polinésia
  • Ciclo de Vida: Perene

          O pândano é uma árvore  tropical, de copa piramidal e de aspecto curioso. Embora seja semelhante a uma palmeira, ele pertence à uma ordem própria a Pandanales.. Suas folhas são longas, achatadas como espadas, com margens denteadas, e dispostas em espiral entorno do caule lenhoso e pouco ramificado. Destaque também para as raízes aéreas. Os frutos do pândano são grandes e do tipo drupa.
         As folhas do pândano são verdes, ocorrendo cultivares variegadas de amarelo ou branco, muito decorativas.  Seu crescimento é bastante lento, mas recompensador. O pândano pode atingir mais de 10 metros, mas mesmo quando jovem é uma planta vistosa. 
          Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolerante à maresia, ventos e salinidade do solo, o pândano é uma árvore ideal para o litoral. Planta tipicamente tropical, não tolera clima frio ou seco. Algumas variedades podem ser plantadas em vasos e utilizadas como planta de interior, desde que recebam pelo menos 3 horas de luz solar.

Um comentário:

  1. comprei uma planta dessa gosto muito do aspekto dela so que ela e lenta faz dois anos não mudou muito o .tamanho dela. mas agora sei do que que ela gosta.

    ResponderExcluir