sábado, 16 de junho de 2012

Manacá de Jardim...

MINI MANACA DA SERRA!
Brunfelsia uniflora
Origem: Brasil.

Características gerais: arbusto lenhoso, atingindo de 2 a 3 m de altura, com ramos densos e nodosos. As folhas são ovaladas, verde-escuras e lisas. Possui flores solitárias, localizadas na extremidade dos ramos e duram 3 dias, modificando a cor nesse período: no primeiro dia são de coloração azul-violeta, no segundo dia, rosada e no terceiro dia tornam-se brancas. São formadas principalmente na primavera-verão.

Condições de cultivo: deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Tolera sombreamento parcial e desenvolve-se bem em regiões mais frias.

Propagação: sementes, estacas e por mudas.

Usos: pode ser cultivado como planta isolada, em grupos, renques ou conjuntos.

Curiosidades: esta espécie é muito utilizada como ornamento, pela sua beleza e perfume. Durante todo o ano é possível ver na sua proximidade a borboleta-do-manacá, que deposita os ovos apenas nas folhas dessa planta, que constitui o único alimento de suas larvas. A presença de muitas lagartas na planta pode se tornar um problema.
A espécie Brunfelsia hopeana, possui propriedades medicinais, a qual é usada para prevenir a sífilis e o reumatismo, sendo também diurético, emenagogo e purgativo. Porém, é venenosa se ingerida em doses elevadas, causando vômitos, coceiras e febre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário